Anton Chigurh


Não é a toa que os Coen começam “Onde os Fracos não tem Vez” com imagens das desertas planícies norte-americanas para então apresentar Anton Chigurh, personagem de Javier Bardem, dentro da penumbra. Ele dominará a tela o restante da película, assim como o horizonte árido, fordiano, predomina em nossas vistas.

O filme ganhador do Oscar deste ano expõe a superioridade do mal em detrimento dos velhos valores da sociedade (daí o nome original do filme: No Country for Old Men, lembrando que o xerife interpretado por Tommy Lee Jones é o narrador da história), porém, o mal não é algo disseminado pela sociedade; natureza ou infortúnio, mas sim algo concentrado em um único personagem e sua aura. Este seria Anton Chigurh, o afunilamento na desgraça que persegue a personagem de Josh Brolin e assombra os sonhos do xerife de Jones.

Entretanto, se há algo mais imponente que Bardem e sua peruca no quadro do filme, é sua ausência, quando presenciamos apenas sua aura, farejando o rastro de Moss, interpretado por Brolin. A jornada é guiada pelos passos de Moss, porém, na cena em que se hospeda em um hotel e encontra o rastreador na maleta de dinheiro, o silêncio permite a audição de passos no corredor, é iminente a presença de Chigurh; uma sombra paira em frente à porta de Moss, mas logo sai, súbito as luzes do corredor se apagam e, sem qualquer imagem direta de Bardem, obtemos a certeza da presença dele na remoção da fechadura com seu cilindro de ar.

Aliás, o arranque das fechaduras é a trilha que o xerife segue para entender o caminho do assassino, é por este buraco na porta que a narrativa situa Chigurh em locais os quais não houve nenhuma imagem a tratar e conclui por gerar a afirmação do desfecho do filme: “não podes parar o que está vindo”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: